As etiquetas de anomalias são importantes para a Manutenção Autônoma?
25 de fev. de 2024
Confira o artigo:
Embora as etiquetas de anomalia nos parecem coisas do tipo retrô e que podem ser substituídas por notas no sistema, ela continua com um papel importante no TPM.
As etiquetas são fundamentais para o processo de gestão a vista e tem inúmeras finalidades as quais destacamos:
A primeira e uma das mais importantes finalidades é o processo de reeducação dos grupos autônomos – GAs, que tem na etiqueta a ferramenta para identificação das anomalias (7 itens de inconveniências nos equipamentos);
Tem o papel de gestão visual das atividades dos GAs, evidenciando o estado do equipamento num simples passar de olhos (importante para o gemba walk), evitando a duplicidade na identificação da anomalia entre os integrantes do grupo e localizando as partes do equipamento que merecem maior atenção;
Ainda dentro dos GAs, uma estratificação das etiquetas em termos de prioridade (alta, média e baixa) permite tomar consciência dos riscos de paralisação dos equipamentos, quanto mais etiquetas de prioridade alta maior
o risco. Desta forma o grupo tem como direcionar os esforços da gestão para ações mais eficazes e rápidas para a eliminação dos problemas dos mesmos;As etiquetas servem para estreitar a comunicação entre a manutenção (padrinhos) e os operadores, ensinando-os, corrigindo erros de colocação e priorização;
As etiquetas resolvidas são uma fonte inesgotável de informações, mostrando quais são os maiores tipos de anomalias, localização, reincidências, necessidades de padronização, etc;
As etiquetas podem mostrar também as maiores deficiências de conhecimento dos operadores, gerando oportunidades riquíssimas de capacitação;
As etiquetas tem um papel de informação para os gestores, que ao se depararem com o equipamento é possível detectar a atuação de cada integrante, identificando o comprometimento individual e trabalhando no
processo de motivação do time;Para a manutenção é de vital importância dentro do processo de prevenção das quebras, quanto maior o número de etiquetas colocadas e resolvidas, relacionadas a função do mesmo, menor a probabilidade de ocorrer uma quebra;
As etiquetas vermelhas, designadas para a solução do problema, via manutenção, também tem como foco reeducar o mantenedor, pois a prioridade dada pela operação e atestada por ele, entra na sua rotina de
atividades para eliminar as anomalias dos equipamentos.Apenas para lembrete das cores: etiquetas azuis representam as anomalias
identificadas e solucionadas pelos operadores, e etiquetas vermelhas representam as
anomalias identificadas pelos operadores mas resolvidas pelos mantenedores.